

Desabafos de uma mãe. Para mais tarde recordar e, provavelmente rir de tanta inexperiência junta...
- Continua a dizer 3 palavras perceptíveis: "Mamã", "Papá" e "Olá" mas, no infantário já me disseram mais que uma vez que ele diz "Ai Jesus"... Nem posso crer.. :)
- Percebe tudinho o que se lhe diz... Às vezes faz é de conta que é surdo...
- Come sozinho mas é uma badalhoqueira indescritível. A colher ou o garfo fica esquecido numa mão e usa a outra como talher... (Nos restaurantes, antes de sair, dedico sempre um pouco a limpar o maior do chão... para não parecer tããão mal!!)
- Não liga nenhuma a TV, nem a DVDs dos heróis da miudagem.. Ontem coloquei um DVD do "Espectáculo Bugs Bunny" e ele olhou 30 segundos, se tanto, e desarvorou para outras bandas!
- Continua com 6 dentes mas, parece-me que vão aparecer mais a curto prazo.
- Tudo para ele é um telemóvel e dá para falar, ou seja, já começou a fase do faz de conta..
- Come desalmadamente no infantário, repete mais que uma vez o prato principal e, à tarde, repete quase sempre a caneca do leite..
- Tem imensos veículos à disposição (triciclos, tractor, camiões, etc) mas, prefere de longe ir a empurrá-los que, colocar-se em cima deles.
- Não anda, corre. Parece o coelho da "Alice no País das Maravilhas", sempre atrasado para tudo..
- Tem paixão assolapada pela cadela que está em casa dos meus sogros.. Quando lá chegamos, os avós estendem-lhe os braços, ele desata a correr, passa-lhes ao lado e, vai para a cadela.. Ela também gosta dele mas, como ainda é nova é muito brutinha, uma vez, ele chegou-se perto demais, ela queria chegar-lhe para o lamber mas, arranhou-lhe a cara com uma unha..
- Ultimamente, os brinquedos de eleição são o aspirador (o cor-de-rosinha!!!), a vassoura e o ferro de engomar..
- Faz muitas gracinhas: acena adeus, atira beijinhos, faz chiu, dá turrinhas...
E, cá estão 3 das imeeeensas fotos do baptizado do Tomás. A primeira e a terceira, não precisam de legenda. A segunda, é o cesto com as lembranças dos convidados. Foi um dia muito bem passado, com a família que nos calhou quando nascemos e com a família que escolhemos para nós. A próxima festarola, será a comemoração dos 2 anos.. Mas, ainda falta muito, certo?? Digam que sim.. 11 meses demoram muuuuito tempo a passar. :)
- Pequeno almoço: 1 biberão de leite
- Almoço: Sopa + fruta
- Lanche: 1 biberão de leite ou iogurte+fruta+bolacha
- Jantar: Sopa + fruta
Ainda não consegui introduzir sempre o 2º prato a seguir à sopa, até porque ele não quer comer, prefere do nosso prato; Mas, vou ter mesmo que o fazer, o pediatra recomenda e insiste neste ponto!
Às vezes, entre as refeições, come 2 bolachas, ou pão ou uma peça de fruta, dependendo se mostrar fome ou não e, geralmente bebe perto de 1 litro de água ao longo do dia.
Nunca habituei o Tomás ao biberão de leite antes de dormir. Como jantamos sempre tarde (por volta das 21h), ele ia dormir às 22h, pelo que nunca associou o biberão ao dormir. Só lho dava se ele acordasse de noite e, desde há uns tempos que o deixou de vez. Graças a isto, acho que me vai ser relativamente fácil deixar de dar biberão e introduzir a caneca para o leite, daqui a poucos meses. Porque, para os bebés que bebem o leite antes de ir dormir, deve ser mais difícil fazer esta transição, pois a sucção no biberão, também é um calmante e, ajuda-os a conciliar o sono.
DIA 1 - Saímos de casa mais tarde que o previsto e, ainda nos perdemos a tentar encontrar o sítio onde iríamos pernoitar; Visita ao Oceanário, o Tomás e a mamã gostaram imenso. No final, o Tomás fartou-se dos peixinhos e armou berreiro pelo que, a última parte foi vista em passo de corrida, com um puto a choramingar...
DIA 2 - Saímos de casa mais tarde que o previsto (com uma mãe já atrasada mais um miúdo, torna-se rotina) e, ainda nos perdemos a tentar encontrar o Zoo; Fila descomunal para comprar os bilhetes; Calor horroroso durante a visita ao Zoo; Tomás portou-se muito bem.
Foi óptimo estarmos dois dias longe de casa, só os três. Divertimo-nos imenso, mimamo-nos muito e tivemos todo o tempo do mundo por conta uns dos outros, principalmente do pequenino, que andava feliz da vida...