domingo, 28 de junho de 2009

Sinais de independência

Hoje, ao jantar, o Tomás estava a torcer o nariz à sopa (diga-se em abono da verdade que a cor também me assustou, ficou muito verde por causa dos espinafres!!) e, ainda não tinha conseguido meter-lhe nenhuma colher. Ele torcia-se todo, virava a cara, choramingava e apontava para a colher. Fui buscar-lhe uma lavada, para ver se o entretia.. Nada, agarrou nela e atirou-a pelo ar!
Eis que me lembro de um artigo/livro/post (leio tanto sobre bebés que nem sei de onde veio a informação) que dizia que os bebés, a partir de um ano, demonstram grande interesse em fomentar a independência a vários níveis, inclusivé na alimentação (há alguns dias que ele come a fruta do prato, sendo que é ele que tira os pedaços e come sozinho).
Sendo assim, decidi deixá-lo ter alguma liberdade, ou seja, deixei-o pegar na colher e comer a sopa, mas eu é que segurava a mãozinha dele e a colher e guiava tudo para a boca.
Javardices à parte, correu lindamente e ele comeu um prato de sopa enquanto o diabo esfrega o olho. Prevêm-se jantares animados por estas bandas, com muita comida a voar... Mas se isso fizer com que ele coma, a sujidade é um preço baixo a pagar!

Sem comentários: