terça-feira, 14 de maio de 2013

Feitios


Eu já sabia que tinha um filho que não gosta de contar o que faz na escola.
Fiquei com mais certezas desse facto, na reunião de avaliação, na Páscoa, em que a educadora ia falando do que fizeram ao longo do tempo, os outros pais iam acenando com a cabeça como quem já sabia e, eu tolinha, a leste do paraíso... 
Tudo o que vou sabendo, deduzo das conversas e perguntas que surgem no dia a dia. Por exemplo, sei que eles têm falado sobre arte na escola, primeiro porque sei que faz parte do programa e, segundo, porque o Tomás um dia destes, chegou a casa e perguntou-nos se nós sabíamos quem era o Leonardo da Vinci (e o parvo do pai respondeu que era uma das Tartarugas Ninja! Engraçadinho!!) e, depois falou em Picasso, "o senhor que pinta as caras das pessoas com formas geométricas"... Ainda só partilhou comigo que aprendeu o "Hello" nas aulas de inglês (já começou a ter aulas há uns meses) e, às vezes, faz uma demonstração dos pinotes que aprendeu na aula de educação física. Eu aponto na agenda os dias das saídas da escola, para visitas, para lhe falar no assunto, porque de outra forma, ele omitia a saída e, os pormenores de que tanto gosto. Quando todos os dias, eu ou o pai lhe perguntamos como correu o dia, a resposta é "Bem." e, quando lhe perguntamos o que fez, responde "Não sei" ou "Não me lembro". Ontem, ao jantar, o pai faz a pergunta da praxe e, o miúdo, só para não ter que falar no assunto, exclama: "À mesa não se fala!". :) 
Mas... Eu posso?
Ahhh, pormenor importante, ele fala pelos cotovelos e fala bem, portanto não é falta de vontade de falar, nem incapacidade de expressão. Acho que é gajo e pronto. Pormenores não são com eles... Desconfio que, por esta ordem de ideias, a Mafalda vai descrever-me minuciosamente o dia dela, até à cor das cuecas da educadora!

1 comentário:

Mamã Petra disse...

O meu Gabriel é tipo o que tu esperas da Mafalda, até fico cansada.