segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ser Mãe


Eu já passei por várias fases na minha vida: já disse que nunca casaria, já disse que não queria ter filhos, que só queria adoptar, que gostava de ter gémeos, que nunca quereria ser dona de casa e mãe 24h por dia, que só quero os 2 filhos que tenho agora, etc, etc.
Tal como toda a gente, a idade vai trazendo outras formas de pensar e, às vezes, mais maturidade. Quando dizia que nunca me casaria, ainda não tinha conhecido a pessoa que se tornou o amor da minha vida. Quando dizia que não queria ter filhos, era ainda muito nova e queria fazer e viver muita coisa. Quando dizia que queria adoptar, não fazia ideia da dificuldade e burocracia em adoptar e, esta hipótese, apesar de remota, ainda não está descartada dos meus projectos de vida. Quando dizia que queria ter gémeos, não fazia a mais pequena ideia do que era ter um bebé, quanto mais 2. Quando dizia que nunca quereria ser dona de casa e mãe 24h por dia, dizia-o porque gosto muito de trabalhar, gosto de saber que contribuo para o rendimento familiar, e, não me imagino sem o fazer MAS, agora viveria bem só com meio dia de trabalho, ou com trabalho a partir de casa quando precisasse ou até numa base de faça o seu próprio horário, porque, apesar de não ser dona de casa e mãe a tempo inteiro, essas tarefas continuam à minha espera, quando chego a casa do trabalho. Quando digo que só quero os  2 filhos que tenho agora, falo com a absoluta convicção que os meus quase 35 anos me conferem. E fico pasmada quando me dizem que gostavam de ter mais um filho porque adoram bebés e têm saudades de os ter. Eu também adoro bebés, mas não precisam de ser meus, também posso adorar os bebés de amigos, conhecidos, familiares. Eu adoro os meus bebés, o cheirinho suave da curva do pescoço, das mãozinhas sempre fechadas, da perfeição dos traços do rosto, do ar angelical quando estão a dormir, dos sorrisos desdentados, do olhar embevecido com que olham para nós. Mas esse tempo passa e, guardo na memória e em fotos e vídeos, alguns desses momentos perfeitos. Se tenho saudades dos meus bebés? Claro que sim. Se quero mais bebés? Hell no.. 

1 comentário:

Mamã Petra disse...

Também sempre disse que gostava de adoptar uma crinaça um dia, não um bebé que esses têm muita procura, mas uma criança, quem sabe um dia.