segunda-feira, 16 de maio de 2011

Consulta na pediatra

Apesar de ainda faltar quase 1 mês para os 3 anos, a Dra Isabel fez-lhe os testes próprios dessa idade: fazer uma torre com 10 cubos, fazer uma ponte com 3 cubos, desenhar uma bola e desenhar uma cruz. E, passou em tudo!! (baba, litros de baba!! )

Relativamente aos pontos que levei para questionar, trouxe tudo esclarecido. Em Setembro (mais ou menos) se o Tomás não tiver aperfeiçoado o articular das palavras, será conveniente levá-lo ao otorrino, para despistar alguma dificuldade em ouvir alguns sons e daí a dificuldade na articulação das palavras. Ao oftalmologista, também o levaremos nessa altura, pois uma vez que o pai é míope e tem astigmatismo, convém seguir o Tomás.

Actualmente, já não se puxa a pele da pilinha para trás (ao contrário do que um médico me disse, há pouco tempo) pois pode abrir fissuras na pele que, ao cicatrizar, vai endurece-la e, pode provocar problemas no futuro, inclusivamente a necessidade de circuncisão. A doença dos pés, mãos e boca é absolutamente inofensiva, pelo que, caso o miúdo a apanhe, é dar Ben-u-Ron para as dores e esperar que passe numa semana. Aparentemente, esta doença apareceu em força este ano pois, passou de meia dúzia de casos ao ano, nas urgências do pediátrico, para uma dezena, apenas nestes meses de 2011.

As amígdalas do garoto são, de facto, enormes. Na próxima consulta, vê-se como estão, bem como os adenoides e, se preciso, faz-se um tratamento. Praia com o miúdo, muita praia...

Comer carne e peixe é importante mas, não me devo preocupar com isso. O miúdo está óptimo e, come algumas vezes pelo que, para já, chega. A Dra Isabel disse inclusivé, para não dar o iogurte que ele tanto pede, a seguir ao jantar, porque os produtos lácteos impedem a absorção do ferro provenientes dos legumes, carne e peixe (isto eu sabia, daí eu não lho dar) e, porque quando ele come carne ou peixe, isso juntamente com o iogurte, resultam num excesso de proteínas, nada bom para os rins da criança! (e esta eu não sabia)

Finalmente, pesa 16,1 kgs, mede 94,5 cms de altura e, tem um perímetro cefálico de 51 cms. Continua fiel à sua curva no percentil 50, sendo que no peso está quase na curva do percentil 75...

Sem comentários: