segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Educação

Este é o meu cavalo de batalha, sempre...
Preocupo-me imenso com esta questão e, tento fazer o melhor que posso (sempre longe da perfeição) com o Tomás. Para mim, há muitas coisas inaceitáveis que, luto por modificar no meu rebento.
BIRRAS-Tento dar um desconto, se forem de sono. De qualquer forma, tento não lhe dar qualquer importância, deixando-o chorar até acalmar-se e, falar convenientemente e sem ser a gritar, sobre o que quer/precisa. Digo-lhe que gosto muito dele mas, a birra tem que acabar e, que quando se acalmar pode vir falar comigo. O grande problema é que não sou eu o único motor da educação dele, pelo que ele, muitas vezes, tenta socorrer-se do pai ou da avó.
PARTILHA-Eu sei que todos passam pela fase de não quererem partilhar os brinquedos. O Tomás não é dos piores que tenho visto mas, mesmo assim, tento evitar ao máximo que ele açambarque os brinquedos para ele e os outros meninos fiquem a chorar. Por norma, ele partilha! O pior mesmo é quando é a outra criança que não o deixa brincar e, se os pais dessa criança não fizerem nada, eu que tanto insisto que ele partilhe, acabo por ficar sem nada para lhe dizer e ele entende qualquer coisa como "Eu partilho e ele não!"
NÃO QUERO-Lavar os dentes, tomar banho, comer, etc. Há dias que ele não quer fazer uma ou todas estas coisas. Se for comer, eu digo-lhe que ele é que sabe mas que não há mais comida até à próxima refeição (e, não há mesmo!). Se for lavar os dentes ou o banho, tento que ele vá pela via da brincadeira e explico-lhe porque tem que ser. Se não resultar, vai à força.
ESTRAGAR-Já vi crianças a brincarem com as coisas dos adultos como se fossem brinquedos, nomeadamente comandos, joysticks de jogos, computadores, etc e, os pais não dizerem nada (coisa que eu acho especialmente grave se o item é nosso e a criança não, o que nos coloca numa posição do género: "Se estragar, quem vai comprar novo?!") O Tomás não pode fazer isso na casa dos outros, na nossa, por norma também não faz, apesar de, de vez em quando querer mexer no computador, enquanto está lá a ver os bonecos..
E, pronto, apesar de às vezes me queixar que o meu filhote é um irrequieto, a verdade é que até nem é (comparado!). Não me mexe nas bugigangas que estão nos móveis, não mexe nos aparelhos que estão na sala (DVD, TV, MEO, etc), nem é muito dado à destruição. Escreveu uma vez numa parede e uma vez no sofá mas, penso que já aprendeu que não pode fazer isso.

Sem comentários: