terça-feira, 22 de julho de 2014

Cozinha DIY

Ainda estava grávida da cachopa e meti na cabeça que queria dar-lhe uma cozinha de brincar... Quando vi os preços das cozinhas de brincar que eu gostava, até me arrepiei e, tal como faço muitas vezes, virei-me para o marido e disse: "Conseguimos fazer uma coisa caseira, não?" Ele, lá revira os olhos, como quem diz: "Tu estás doidinha, mas não te vou contrariar!"
Primeiro passo: pesquisa. Google, pinterest, vi de tudo e tirei ideias.
Segundo passo: encontrar uma estrutura que se adaptasse. Depois de muito procurar e, já ter cravado um móvel à avó (que não era perfeito, mas era o que se arranjava), eis que o marido chega a casa com um móvel que encontrou ao lado de um caixote do lixo, que era perfeito para o que pretendiamos.
Terceiro passo: lixar e pintar. Não tenho grande jeito, mas deu para desenrascar! Aproveitei tintas que tinha em casa e, ainda precisei de mais um pouco de tinta branca, que foi oferecida pela tia T. Pintei tudo de branco (várias camadas) e, de cinzento, na zona de fogão e na porta do forno.
Quarto passo: os elementos que fazem parte da cozinha. Comprei o lava louça, os bicos do fogão e a pega do forno, numa feira de velharias por 3,50€. A torneira andava lá por casa. A moldura que faz de janela veio do sotão de casa da avó A., bem como uma grelha para o forno. Pintei tudo de cinzento prateado. A paisagem da janela, foi impressa no meu primeiro emprego há cerca de 10 anos. 
Quinto passo: a decoração. Comprei tecido em vichy vermelho e branco. A tia T., entusiasmada com o projeto, fez 2 pegas, 1 luva, 2 cortinas e 1 avental, usando o barrigão de 9 meses como mesa de apoio... :)
Sexto passo: juntar tudo. O marido abriu os buracos para encaixar o lava loiça e os bicos do fogão, colocou-os no sítio, à prova de bebé. Colocou rodízios no armário. Colocou um fecho de íman para a porta do forno. Pendurou a torneira. Pendurou a janela. 
Sétimo passo: perder a cabeça com panelas, copos, etc. Ainda quero comprar pratos, talheres e outras coisas giras que encontre... 
Posto isto, a cozinha está pronta para ser utilizada..




Sem comentários: